A 15ª edição do Campo Agroacelerador aconteceu nos dias 06 e 07 de Fevereiro de 2019 e ficou marcada na história da Cooperativa. Neste ano a Cooperja completou seus 50 anos no dia 30 de agosto.
No evento estiveram presentes mais de 4.000 visitantes e 70 expositores de diversos segmentos do agronegócio, que proporcionaram entre si uma grande troca de informações e experiências, concretização de negócios, exposição de novas tecnologias e alternativas para a gestão da propriedade.
Um novo formato comercial e condições especiais aos visitantes, resultaram na realização de quase R$ 2 milhões de reais em negócios.
A Cooperja em parceria com as instituições do setor orizícola e a Secretária de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina realizaram no evento, a 1ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina, marco histórico para a Cooperativa, seus associados e todos os produtores de SC, que tiveram um momento para celebrar, valorizar o grão e todo trabalho realizado na cadeia produtiva.
Um outro marco importante para essa edição foi a realização do 1° Fórum do Arroz, que nasceu com objetivo de debater entre especialistas e produtores as principais preocupações e tendências da produção do grão nas áreas tecnológica, mercado e consumo. Nesse primeiro fórum participaram: o pesquisador da EPAGRI/ Estação Experimental de Itajaí José Alberto Noldin, a Nutricionista e Responsável pela divulgação do Programa de valorização do arroz – IRGA/ Instituto Rio Grandense do Arroz Carolina Ferreira Pitta e o analista de mercado e Gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab / Companhia Nacional de Abastecimento Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior.
A Epagri lançou no palco do Campo Agroacelerador a nova cultivar de Arroz SCS 124 Sardo (o 32º cultivar de arroz irrigado desenvolvido), que além de ser a primeira cultivar voltada para arroz branco, também foi a primeira cultivar lançada fora da estação experimental.