A 16ª edição do Campo Agroacelerador teve como tema: “Chegou a hora do agroempreendedor” e superou todos os números. Visitantes, foram mais de 5 mil além de 80 expositores, que juntos geraram uma negócios que totalizaram R$2,5 milhões.
O evento que aconteceu nos dias 05 e 06 de Fevereiro de 2020, foi palco da 3ª Abertura Oficial da Colheita do Maracujá de Santa Catarina, realizada entre a Cooperja, CIDASC, Epagri e a Secretária de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, um momento de comemoração e fortalecimento da cadeia produtiva entre produtores, reconhecido como o melhor maracujá do Brasil.
Nesta edição, foi realizado o 1° Fórum do Maracujá que debateu o tema “Desafios para a exportação de maracujá”, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores, atacadistas e membros dessa cadeia produtiva para discutir a exportação da fruta para abertura de novos mercados.
Aconteceu também a 2ª edição do Fórum do Arroz, que debateu o tema “Armazenamento de água, ferramenta para o sucesso da produtividade”, onde foi ressaltado a importância para o setor orizícola, técnicas de manejo e a meteorologia, pelo Coordenador Estadual do Programa Grãos da Epagri na Extensão Rural Donato Lucietti, e Pesquisador da Epagri da Estação Experimental de Urussanga Márcio Sônego.
Além disso, foi apresentado um painel que debateu especialmente a importância da cultura da mandioca para a região, com o tema “O cultivo de mandioca no extremo Sul Catarinense”, que abordou sobre manejo, técnicas de plantio, a importância da vitamina da raiz em tipos de receitas culinárias e outros detalhes. Este aconteceu em parceria com a Ihara e equipe Simanihot, apresentado pelo Prof. Alencar Junior Zanon.
Seguindo a linha agroaceleradora, o Meet Up: Agricultura Digital, debateu com profissionais da área tecnológica, formado por startups, temas de tecnologias em armazenamento de grãos e proteção de cultivos com tecnologias habilitadas por drones.
Uma grande novidade foi a realização de mini-oficinas com receitas à base de Farinha de Arroz Caçarola, no Horto de Plantas Bioativas organizado pelas equipes da Epagri, Pastoral da Saúde e Núcleos Femininos da Cooperja.